quinta-feira, 24 de maio de 2007

A FUNDAÇÃO DO MOVIMENTO ROTÁRIO


ROTARY nasceu no início do século XX, em Chicago - cidade então dominada pela ignorância e egoísmo, crimes e vícios - por inspiração do jovem advogado Paul Percy Harris que, em sua solidão, percebeu a urgente necessidade das pessoas de fazerem amigos que se ajudassem mutuamente.
Certa noite, após jantar em casa de um amigo, Paul Harris foi por ele apresentado aos vizinhos e pôde constatar que as amizades existentes eram exclusivamente profissionais.

Percebeu então, que podia transformar alguns dos seus clientes em verdadeiros amigos.

Dedicou-se a um estudo analítico da "Vida dos Negócios" e resolveu fundar um Clube de Homens de Negócios e Profissionais, para desenvolverem entre si relações de Companheirismo e Amizade.
Convidou três dos seus clientes: Gustavus Loerh - Engenheiro de Minas, Hirarn Shorem - Alfaiate e Silvester Schiele - Comerciante de Carvão, para, com ele próprio, serem os fundadores do Clube. Reuniram-se pela primeira vez no escritório de Silvester Schiele e decidiram que o quadro social do Clube seria composto por uma pessoa de cada ramo de negócio ou profissão evitando, assim, concorrência entre os seus membros.
Em 23 de Fevereiro de 1905 realizou-se a primeira reunião e a instalação do Rotary Club de Chicago, sendo eleito para presidente, Silvester Schiele. Em 1907, Paul Harris foi eleito Presidente do Rotary Club de Chicago e a sua principal meta de trabalho foi desenvolver o quadro social do seu Clube e estender o movimento Rotário a outras cidades, dirigindo-o à prestação de serviços à comunidade.
O objetivo inicial do Rotary que era o "Auxílio Mútuo" é acrescido e suplantado pelo "Ideal de servir", visando especialmente a Paz Mundial.
Nessa ocasião vários Rotary Clubs foram fundados, em diferentes cidades. Em 1910 realizou-se a 1ª Convenção de Rotary, onde foi criada a Associação Nacional de Rotary Clubs.
Em 1917 a Associação Internacional de Rotary Clubs passou a denominar-se Rotary International.

A partir daí o movimento rotário continuou a crescer pelo mundo inteiro.
Em 7 de Janeiro de 2007, existiam em 205 países, 32.709 Club's Rotários, com um total de 1.219.791 Companheiros Rotários. Destes, 176.400 são Mulheres.

4 comentários:

Anónimo disse...

Grande corrente humana de solidariedade, esplhada pelo mundo inteiro.
Parabéns pelo blog e que este sirva para divulgar junto de todos a acção meritória de um tão enorme clube.
Um abarço fraterno para todos vós.
António Inglês

RotaryAlcobaça disse...

Na qualidade de Presidente do Rotary Club de Alcobaça, agradeço as suas saudações.

Demos todos as mãos...

Alzira Henriques

Anónimo disse...

Caros Companheiros do RC Alcobaça,

Gostaria de parabenizá-los pelo Team Lider, caríssimo companheiro Messias que com muita propriedade está a liderar o grupo de jovens profissionais portugueses em visita ao Brasil !!!
Tive o enorme prazer de estar coordenando o IGE de Bebedouro, Estado de Sâo Paulo e mantive um contato estreito com o grupo do Distrito 1960.
Messias e os "miúdos" deixaram um grande vazio em meu coração quando partiram de minha cidade ... agora só nos resta a saudade !!!
Um grande abraço a todos os companheiros do RC Alcobaça
Érika Yoshino Muniz
RC Bebedouro Solidariedade
Distrito 4540

Rotary Benedita disse...

Muito bem RC Alcobaça continuem !
Saudaçoes Rotarias o RC Benedita