domingo, 28 de outubro de 2007

ROTARY PROMOVE O MÉRITO ESTUDANTIL





O objectivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, com vista à "construção" de um mundo mais solidário e fraterno.

A educação é, em Rotary, um factor essencial para o desenvolvimento e formação humanista pelo que, constitui prática Rotária imprimir estímulos ao mérito dos jovens estudantes.

Promove -se, anualmente, o reconhecimento do mérito estudantil e a difusão das normas de ética profissional pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, começando, desde logo, pelos bancos da escola.


Assim, em 24 de Setembro, o Rotary Club de Alcobaça distinguiu os melhores alunos do 12º Ano, das Escolas Secundárias D. Inês de Castro, D. Pedro I e Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto, todas situadas no Concelho de Alcobaça.
Os jovens distinguidos foram:

- João Pedro Neiva Machado, aluno da Escola Secundária D. Inês de Castro,

- Ana Raquel Arruda Justino, aluna do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto,

- João Marques Gaspar Campos, aluno da Escola Secundária D. Pedro I.


A estes jovens o Rotary ofereceu lembranças para toda uma vida, constituídas por Livros e um Diploma, onde se podia ler que a homenagem se ficou a dever "ao reconhecimento do esforço, da inteligência e da dedicação ao estudo" por cada um evidenciados.
Palavras e gestos de incentivo à continuação de um trabalho empenhado na aquisição de competências e aprofundamento de valores que façam deles verdadeiros líderes nas suas comunidades de hoje e de amanhã.
A educação e formação dos jovens desempenham um importante papel para o despertar destes para os valores da cidadania, através do desenvolvimento do conhecimento, das capacidades, atitudes e valores que os ajudem a:

• desempenhar um papel activo na comunidade (local, nacional, internacional),

• estar informados e conscientes dos seus direitos, responsabilidades e deveres.

• compreender que se pode ter influência positiva e marcar a diferença na respectiva comunidade.

A educação para a cidadania é pois fundamental para a construção de sociedades mais justas e solidárias, em que os valores da Responsabilidade social e moral e da Participação na comunidade constituem eixos prioritários de acção.








Testemunharam, também, este reconhecimento o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio o qual, depois de felicitar os estudantes, os pais e os professores, disse que "se melhorou já muita coisa em Portugal mas, em 34 anos de democracia não se conseguiu resolver o problema da educação!" e o Presidente da Direcção do CEERIA, José Ferreira Belo que afirmou: " O Rotary de Alcobaça, numa noite só, consegue enaltecer os mais aptos e ajudar os mais fracos, pois, na passada Sexta Feira, foi finalmente entregue ao Délio, um jovem diminuído, judicialmente confiado à guarda do CEERIA, uma cadeira especial. para a qual o Rotary contribuiu significativamente, assim como a Segurança Social".



E porque a noite era de educação e cultura, todos os participantes neste evento foram presenteados com uma interessante Palestra, proferida pelo Dr. Mário Máximo, a quem o Ministério da Cultura atribuiu, em 1999, uma Bolsa de Criação Literária, pelo Projecto de Poesia "Oração Pagã".

O nosso palestrante começou por partilhar, com todos os presentes, um pequeno texto que, nas primeiras páginas da imortal obra de Luis Vaz de Camões ,"Os Lusíadas", nos dá conta de que, por ordem da Inquisição, Frei Bartolomeu foi o censor encarregado de analisar os seus dez cantos e, " não achando neles coisa alguma escandalosa, nem contrária à fé e aos bons costumes, somente me pareceu necessário advertir os leitores que o autor, para encarecer a dificuldade da navegação e a entrada dos Portugueses na Índia, usa uma ficção dos deuses dos gentios(...)".

Tratando-se de uma cerimónia de reconhecimento do mérito de jovens alunos, que se distinguiram pelo seu empenhamento escolar e cultural, a palestra proferida constituiu um momento alto desta homenagem, não esquecendo o nosso ilustre orador de a todos lembrar insígnes poetas e homens de cultura que foram Fernando Pessoa e o Padre António Vieira.
Dissertou, pois, sobre estes autores portugueses, comparando as obras e ensinamentos que legaram às gerações futuras.

O Presidente José Martinho Paulo ofereceu ao nosso palestrante uma caravela em cristal artesanal, como testemunho da sua passagem pelo Rotary Club de Alcobaça.

Sem comentários: